A tecnologia e a velocidade da nova rede 5G estão revolucionando o mundo e o setor de transportes não escapa dessa realidade. Neste artigo vamos contar as 5 coisas que esse novo sistema tecnológico vai mudar no transporte público no Brasil.
A tecnologia 5G permitirá conectar todos os pontos de ônibus e torná-los 100% inteligentes. Desta forma, ao chegar a um dos pontos de espera, o utilizador encontrará um sistema que lhe permitirá contactar outras paragens mais distantes e saber quanto tempo tem que percorrer. Além disso, esse sistema também indicará exatamente quanto tempo falta para a chegada do ônibus que está esperando e a distância entre essa parada e a próxima.
Semáforos inteligentes são uma realidade. Embora já estejam sendo implantados na Europa, na América Latina os primeiros passos estão apenas sendo dados. Mas a chegada do 5G vai acelerar todos os processos. A nova rede inteligente ajudará a colocar mais semáforos em toda a cidade e torná-los 100% autônomos.
A ideia é implantar fibra e transformar esses semáforos em um ponto de acesso 5G. Essa seria uma ótima maneira de superar a barreira de conexão nos países em desenvolvimento. Os semáforos se conectarão aos carros e chegará um momento em que os carros conectados ajustarão suas velocidades para evitar acidentes.
Claro, com a nova rede 5G, a velocidade da internet aumentará muito. Portanto, o uso de aplicativos comuns para recarregar o Bilhete Único em Sao Paulo, será muito mais agradável. Por exemplo, RecargaPay será uma boa experiência, já que o 5G faz a velocidade de navegação mínima de 400 mps e atinge no máximo até 1200 mbps (dependendo da operadora).
Nesse sentido, haverá muito menos obstáculos ao usar os aplicativos de pagamentos e recargas, haverá muito menos erros de conexão e você sempre pode ficar orientado pelo navegador e outros assistentes virtuais. Se voce quer saber mais, poder ler sobre a recarga de Bilhete Único em Sao Paulo
Anos atrás ninguém teria pensado nisso, mas estamos cada vez mais perto de ter veículos que se movem sozinhos. É o caso dos ônibus com mobilidade autônoma. Estima-se que, com o 5G, os ônibus possam se movimentar por conta própria e sem a necessidade de motorista ao volante. Desta forma, a tecnologia configuraria os veículos para que soubessem onde devem parar e a que zonas devem ir.
Os transportes também podem ser compartilhados. Decida, mas carros pequenos mas procurando pessoas que morem na mesma área e compartilhem o veículo. Dessa forma, haverá muito menos treinadores e estes serão compartilhados. No final, essa parte estará sempre completa. Portanto, há cinco vezes menos treinadores, ainda menos.
O carro elétrico, autônomo, conectado e compartilhado permitirá que você economize 50% de energia. Com a redução considerável do número de veículos em circulação, a economia chegará a 97% em 2050 ”. Números impensáveis hoje, considerando a altura do carro elétrico.
Sou estudante universitário do 4º ano em administração de empresas, trabalho online como redator online sobre temas financeiros e econômicos, sou um amante de jogos online e de esportes eletrônicos.