5 apps para acompanhar ônibus em tempo real – Evite atrasos

Os 5 apps para acompanhar ônibus em tempo real são:

Em todos os aplicativos você pode acompanhar todos os horários de ônibus, durante todos os dias da semana. Além disso, você pode montar a sua rota com mais de um ônibus, e o aplicativo vai te falar exatamente qual o horário para sair de casa e evitar atrasos no transporte. 

Além de mostrar os horários, eles conseguem mostrar os engarrafamentos na rota, sugerir alterações e ainda enviar notificações em tempo real quando o ônibus estiver se aproximando.  

É possível fazer a recarga do Bilhete Único e outros cartões em alguns desses apps, como o Cittamobbi, que oferece essa opção.

1 – Cittamobbi

O Cittamobbi é um aplicativo para acompanhar os horários em tempo real nas principais capitais do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O aplicativo te permite criar alerta para os ônibus que você utiliza frequentemente, ajudando a planejar melhor as saídas e evitar esperas desnecessárias. Com isso, ele sempre te envia o alerta quando o ônibus estiver próximo. Ele ainda te mostra, no app, como usar as funções que ele oferece.

Além disso, ele possibilita favoritar linhas de ônibus e receber notificações sobre elas, facilitando o acompanhamento das rotas mais utilizadas. Ele também te mostra, baseado na sua localização, todos os pontos de ônibus próximos a você. 

O aplicativo ainda te permite realizar diversas recargas de cartão de transporte utilizando cartão de crédito e Pix, como:

2 – Google Maps

O Google Maps é a segunda opção para acompanhar ônibus em tempo real. Além de estar disponível no Brasil inteiro e diversos países, o app possui um GPS atualizado em tempo real, que consegue adaptar toda a sua rota de transporte.

Para acompanhar os horários, você só precisa adicionar o seu local de partida, aonde você quer chegar e ver todas as opções. O Google Maps ainda sugere trajetos para você, combinando todas as formas de transporte.

O aplicativo ainda oferece diversas configurações adicionais, como a opção de escolher se você quer o caminho mais rápido, o que gasta menos passagens ou o que envolve menos transportes. 

3 – Moovit

O Moovit é um aplicativo que permite acompanhar os horários e está presente em mais de 3.500 cidades em 112 países ao redor do mundo inteiro. Seu destaque é por utilizar tanto os dados das agências de transporte, quanto também os dados dos usuários do aplicativo, que informam tudo em tempo real.

Com ele, você pode planejar rotas de ônibus e metro e contar com as atualizações sempre que surgir alguma alteração no trânsito ou no ônibus especifico que você deve pegar.  

Além disso, pelo app, os passageiros podem informar a lotação de cada transporte, e se eles têm ou não tem espaços disponíveis para novos passageiros. 

O Moovit lançou também o Moovit+, que conta com uma assinatura de R$4,90 por mês e oferece serviços adicionais, como compartilhar rotas e enviar a localização para contatos de segurança.

4 – Cadê o Ônibus?

O app Cadê o Ônibus? permite acompanhar as rotas em tempo real no Brasil inteiro. Ele conta com alarmes de proximidade, uma função que notificam o usuário quando um ônibus está se aproximando de uma parada específica. Isso é ideal para quem não quer ficar constantemente verificando o aplicativo.

Também é possível favoritar os caminhos, e ele permite um gerenciamento detalhado de rotas e paradas favoritas, facilitando o acesso rápido a elas cada vez que o aplicativo é aberto. Para usar o app, você só precisa colocar o local de embarque e o local de destino.

Por fim, o aplicativo pode manter um registro das viagens realizadas, o que ajuda os usuários a rastrear e planejar melhor suas rotinas de transporte com base em dados históricos de uso.

5 – Citymapper

O último aplicativo é o Citymapper, que no momento, se encontra presente somente no estado de São Paulo. Fora do Brasil, o aplicativo está presente em mais de 108 países, como Reino Unido e Estados Unidos. 

Sua maior diferença é contar com rotas integradas de vários serviços, como táxis, bicicletas, aplicativos de transporte, ônibus e até mesmo a pé. Ele oferece informações precisas em tempo real, além de permitir personalizações como favoritar rotas frequentes e configurar alertas

Acima de tudo, o aplicativo é desenvolvido e otimizado para cada localidade especificamente, ao contrário de outros aplicativos que podem depender mais de algoritmos automáticos e colaboração dos usuários, como o Waze ou o Google Maps.

Conclusão

Agora finalmente sabemos como funcionam os principais aplicativos para acompanhar os ônibus em tempo real, garantindo assim que você não vai se atrasar para os compromissos.

Recomendamos sempre ficar atento aos horários apresentados. Como todos os ônibus são atualizados em tempo real, é fundamental sempre ficar de olho em todas as atualizações.

Além disso, se um aplicativo não estiver disponível na sua cidade, não tem problema, você pode testar outros que contam com coberta em todo o Brasil. 

Perguntas Frequentes

Como esses aplicativos obtêm os dados em tempo real?

Eles usam GPS e informações das empresas de transporte público.

Os aplicativos são gratuitos ou pagos?

Posso usar esses aplicativos em qualquer cidade?

Os aplicativos funcionam sem acesso à internet?

É possível receber notificações de chegada dos ônibus?