Bilhete Único Estudante – Aprenda como recarregar

Para carregar o Bilhete Único Estudante você só precisa: 

Esse benefício é oferecido pelo governo de São Paulo para todos os estudantes da rede de ensino pública e privada. Uma medida eficaz para alunos de diversos locais do estado se locomoverem de forma segura e eficiente. 

Para solicitá-lo é necessário comprovar renda, matrícula na instituição de ensino e local de moradia. Dessa forma, o estudante poderá ter tarifa reduzida em 50% ou 100% e fazer até duas viagens diárias, incluindo integração. O Bilhete ainda pode ser utilizado também para meia entrada em eventos. 

O processo para recarregar o Bilhete Único Estudante é muito fácil, basta seguir os seguintes passos:

  1. 1 – Instale o APP no seu celular

    Primeiramente você irá instalar o aplicativo do RecargaPay no seu celular. É só clicar na imagem abaixo.


  2. 2 – Selecione a opção “Cartão de transporte”

    Abra o aplicativo do RecargaPay e clique em “Cartão de transporte” logo no início da tela.

  3. 3 – Escolha o cartão

    Agora você irá notar que serão apresentados todos os cartões que o aplicativo disponibiliza.  Escolha o Bilhete Único, insira o número do cartão e determine o tipo de crédito.


  4. 4 – Clique na melhor forma de pagamento

    Por fim, escolha a forma de pagamento que preferir e conclua a primeira carga do seu Bilhete Único com o RecargaPay. 

Bilhete Único Estudante: benefício pode ser solicitado a partir desta quinta-feira (5)

Como solicitar o Bilhete Único Estudante?

O aluno que deseja solicitar o Bilhete Único pela primeira vez precisa passar por algumas etapas simples. Você irá conseguir esse benefício da seguinte forma: 

  • Entrando em contato com a secretaria da escola
  • Comprovando a sua matrícula e o seu endereço
  • Pagando a taxa de 30,80 no site da SPTrans
  • Aguardando o recebimento ou liberação do cartão em até 7 dias 

Depois disso, já é possível carregar o seu Bilhete Único Estudante usando o aplicativo do RecargaPay e começar a usá-lo nas suas viagens. 

Como Desbloquear Bilhete Único Estudante?

Quais são os requisitos para solicitar o Bilhete Único Estudante?

Para se enquadrar nos requisitos para o Bilhete Único Estudante basta:

  • Estar matriculado em uma escola
  • Morar a 1km ou mais da unidade de ensino
  • Residir na cidade de São Paulo
  • Enviar todos os documentos comprobatórios a SPTrans
Como solicitar Bilhete Único do Estudante 2024 – SPTRANS

Como funciona o Bilhete Único Estudante?

Trata-se de um dos tipos de Bilhete Único destinado aos estudantes que frequentam cursos regulares da rede de ensino, tanto de instituições públicas como privadas. Os alunos precisam comprovar sua matrícula e também que residem há pelo menos 1 km de distância da escola. Esta que por sua vez precisa ter cadastro na SPTrans e deve estar dentro do percurso do transporte.

O estudante pagará apenas 50% do valor correspondente à tarifa comum caso comprove renda superior a 1,5 salários mínimos ou, para aqueles que comprovem renda per capita abaixo de 1,5 salários mínimos, nenhuma tarifa

Como saber a quantidade de cota do Bilhete Único Estudante?

BILHETE ÚNICO ESTUDANTE PASSO A PASSO DE COMO SOLICITAR

Para saber o valor de sua cota em dinheiro, basta multiplicar a quantidade de créditos a qual você tem direito pelo valor da meia-tarifa vigente, se tiver direito a dois modais, multiplique o resultado por dois. Ou seja, se a cota for de 48 créditos por mês para 2 modais é só fazer 2 x 48 x o valor da Meia-Tarifa vigente para saber o resultado.

Lembrando que as informações enviadas pelas instituições de ensino à SPTrans são processadas por meio de Sistema de Georreferenciamento Eletrônico. Ele identificará a distância e quantidade de modais  que será necessária para os deslocamentos. 

Depois que descobrir a sua quantidade de cotas e quiser recarregar o Bilhete Único é só efetuar o login no RecargaPay e comprar a quantidade desejada até o limite estabelecido. Você poderá efetuar até 15 compras durante o mês.

Quantas passagens por dia posso utilizar com Bilhete Único Estudante?

É determinado que o estudante que tem direito à gratuidade ou a parcialidade de 50%, pode fazer duas viagens no período de um dia, com até quatro embarques de no máximo duas horas de duração. .

Se você faz parte do grupo pagante de 50% vale lembrar que além da recarga com cartão de crédito, existe também a possibilidade de carregar seu Bilhete Único Estudante com cartão de débito.

Onde posso utilizar o Bilhete Único Estudante?

O objetivo principal do uso do Bilhete Único Estudante é a redução da metade ou do total dos custos das passagens de ônibus, trens do metrô e da CPTM, e do Expresso Tiradentes. Contudo, desde 2022 foi permitido usá-lo também para a compra de meia entrada em eventos, como ingressos de teatro, cinema e shows

Por isso, saber como e onde carregar o seu Bilhete Único Estudante de forma rápida e prática é essencial para que você não perca nenhum desses benefícios. 

Conclusão

Neste artigo você viu quem tem o direito ao benefício do Bilhete Único Estudante, quais os passos necessários para fazer a sua solicitação e a quantidade de cotas que podem ser utilizadas mensalmente. Além disso, falamos sobre todas as maneiras de utilizá-lo, tanto nos transportes públicos como para entrada em eventos culturais, e como recarregá-lo facilmente. 

Recomendamos que você leia os nossos artigos linkados neste texto para conhecer as melhores maneiras de carregar o seu Bilhete Único com a RecargaPay e aproveitar todas as vantagens que ele pode te oferecer. 

É importante lembrar que só é possível realizar até 15 compras de recarga durante o mês. Por isso, evite comprar cargas muito baixas, já que dessa forma seus créditos podem acabar muito mais rápido e trazer possíveis transtornos.