Bilhete Único Mãe Paulistana – Como carregar com 5% de cashback

Inicialmente, para fazer a Recarga do Bilhete Único Mãe Paulista é necessário:

  • Possuir o aplicativo RecargaPay
  • Ter o seu cartão Mãe Paulista em mãos
  • Contar com um cartão de crédito disponível

Atualmente, para os clientes Prime+ do aplicativo, o cashback no seu pagamento é de 5% limitado a R$ 20. Para todos os outros usuários, o cashback é de 1% com o mesmo limite. Além disso, o aplicativo oferece outras possibilidades, como o Pix com cartão de crédito e o pagamento de boletos em até 12x.

Vale lembrar que após qualquer recarga, é fundamental validar o seu saldo encostando o cartão em qualquer um dos leitores de cartão da SPTrans, espalhados por todos os ônibus e terminais.

Sabendo de todas as informações, veja como fazer a recarga do Bilhete Único Gestante:

  1. Instale o aplicativo

    Todo o procedimento é realizado através do aplicativo RecargaPay. Por isso, realizar a instalação do app é fundamental.

  2. Vá em “'Cartão de transporte”

    Após acessar sua conta, selecione a opção “Cartão de transporte”

  3. Determine o seu cartão

    Depois, você verá uma lista com diversas opções de cartões de transporte. Dessa forma, selecione a opção “Bilhete único” e insira o código do seu cartão.

  4. Digite os dados da recarga

    Por fim, é necessário escolher o valor da recarga, a forma de pagamento e confirmar a transação. O comprovante ficará disponível logo em seguida.

Como Recarregar Cartão de Transporte pelo RecargaPay

Como funciona o Bilhete Único Mãe Paulistana?

O Bilhete Único Mãe Paulistana pode ser definido como um benefício concedido pelo estado de São Paulo para que as gestantes possam se deslocar durante o período de pré-natal utilizando os ônibus e metros sem ter que pagar nenhuma tarifa por isso, desde que seja durante o deslocamento para as devidas consultas e exames.

Diante disso, o responsável pela definição de saldo desse cartão é a própria Secretaria Municipal de Saudade, através das suas Unidades Básicas de Saúde, que tem todas as informações necessárias. Sendo assim, após a aprovação do saldo, é necessário somente comparecer a um dos pontos de atendimento da SPTrans para receber os créditos.

Contudo, é necessário lembrar que além de servir como uma isenção durante a gestação, o cartão pode ainda ser utilizado normalmente, com os créditos adicionados ao Bilhete Único.

SUS – (part.2) – Programa Mãe Paulistana.

Como solicitar o Bilhete Único Mãe Paulistana?

Antes de mais nada, para solicitar o Bilhete Único Mãe Paulistana é necessário realizar o cadastro em uma das Unidades Básicas de Saúde – UBS – para comprovar a situação e conseguir a isenção de tarifa enquanto se locomove em direção as consultas medicas.

Dessa forma, com o registro em mãos, é necessário fazer a solicitação do cartão na própria UBS, que encaminha a solicitação para a SPTrans, responsável pela emissão, para que o cartão seja gerado e encaminhado novamente para o posto de saúde.

Sendo assim, o procedimento é:

  • Comparecer a uma UBS
  • Solicitar o vale-transporte
  • Aguardar a análise pela SPTrans
  • Esperar que o cartão seja enviado

Vale ressaltar que o cartão não é enviado diretamente para sua residência, mas sim, para a unidade de saúde que fica responsável pela notificação e entrega.

Quem pode solicitar o Bilhete Único Mãe Paulistana?

Todas as gestantes que contarem cadastradas em qualquer UBS da cidade de São Paulo tem o direito de solicitar o Bilhete Único Mãe Paulistana, sem nenhuma categoria de restrição. Em todo caso, se a gestante não for cadastrada, basta comparecer até o posto mais próximo da sua residência e se cadastrar.

No entanto, vale lembrar que a isenção de tarifa se aplica somente para os ônibus da SPTrans e para os metros da CPTM. Todos os demais transportes não fazem parte do desconto.

Saiba como identificar o Bilhete Único sem cadastro

Como consultar o saldo Bilhete Único Mãe Paulistana?

Para consultar o saldo do Bilhete Único Mãe Paulistana existem duas possibilidades. A primeira, é utilizando o aplicativo Ponto Certo, que permite verificar o saldo disponível em todos os tipos de Bilhete Único. Depois, é possível utilizar a plataforma do próprio bilhete, que oferece essa possibilidade.

Pelo aplicativo Ponto Certo

Para consultar o saldo utilizando o aplicativo é preciso:

  • Instalar o app Ponto Certo
  • Selecionar “‘Consultar Saldo”
  • Informar qual o cartão que deseja consultar
  • Conferir quanto de crédito está disponível

Vale lembrar que o procedimento é valido para todos os tipos de cartões, como o Bilhete Único Especial e todas as demais variações.

Pelo site da SPTrans

Além do aplicativo Ponto Certo, você pode consultar o saldo do seu Bilhete Único Mãe Paulistana diretamente pelo site da SPTrans. É necessário somente:

  • Acessar o site
  • Digitar as informações de acesso
  • Conferir o saldo disponível

De toda maneira, você pode optar pelo site na consulta de todos os seus cartões, como o Bilhete Único Gestante, por exemplo

Como consultar o saldo do bilhete único pelo celular

Conclusão

Foi possível perceber que o Bilhete Único Mãe Paulistana é uma forma que o governo encontrou para ajudar as gestantes que necessitam utilizar o transporte público para realizar exames, consultas e demais procedimentos. Particularmente, acredito que seja uma ótima forma de ajudar as gestantes que não apresentam condições financeiras para custear o transporte durante a gestação.

Sobre o cadastro, pois ele é simples e rápido, porém, existe um tempo de 20 dias para receber o cartão. Eu recomendo a utilização do RecargaPay para realizar a recarga do cartão também é outro ponto positivo, pois tudo pode ser feito pelo aplicativo, sem a necessidade de estar no local, enfrentando filas.

Por fim, vale ressaltar o crédito disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para as gestantes que estão cadastradas no Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido. Elas passam a ter direito, quando validadas no sistema, a um crédito para recarregar o bilhete, dando um alívio financeiro para a grávida.