O presente artigo mostrará como e onde fazer o Bilhete Único Gestante ou Mãe Paulistana, que deve ser feito nas Unidades de Saúde da cidade de São Paulo, que apresentaremos no texto. Também será mostrado como carregá-lo utilizando o RecargaPay e também o seu funcionamento. Este bilhete é muito útil e pode ser utilizado para ônibus, micro-ônibus, trens do Metrô e CPTM.
Conteúdo da página
Como carregar o Bilhete Único gestante
Existem algumas formas de carregar o Bilhete Único Gestante e uma delas é utilizando o RecargaPay. A recarga acontece utilizando o aplicativo, de forma rápida e sem a necessidade de enfrentar filas. O aplicativo desta instituição financeira permite que você coloque saldo de várias maneiras, como transferências e depósitos em lotéricas, porém existem formas bastante práticas como o PIX e o cartão de crédito.
Veja como fazer a recarga do Bilhete Único Gestante:
Passo 1: Download do aplicativo RecargaPay e cadastro
Passo 2: Acessando o Cartão Transporte
Na tela inicial do aplicativo existem várias opções e a usuária deve procurar por “Cartão Transporte”. Após o clique, uma nova tela irá aparecer e a opção “Recarregar” deve ser clicada.

Passo 3: Defina a forma de crédito e quantidade de saldo
Nesse momento, o aplicativo mostrará algumas opções de cartões que podem ser recarregados, então deve escolher o “Bilhete Único (São Paulo)” e então digitar o número do bilhete único gestante e o valor da recarga.

Passo 4: Forma de pagamento
Por fim, deve-se escolher a forma de pagamento, lembrando que é possível pagar com cartão de crédito, débito, boleto e até transferência bancária. Após a escolha, a usuária deve clicar em “Continuar” e aguardar a aprovação da operação.

É bom lembrar que as gestantes que optarem pelo pagamento utilizando o cartão de crédito ou débito podem ter até 5% do dinheiro de volta. Isso acontece devido ao programa de cashback oferecido pelo RecargaPay.
Vantagens de se utilizar o app RecargaPay
Agora, se você além de recarregar o seu cartão de passagem com desconto e ainda receber cashback com isso deseja contar com diversos benefícios exclusivos, saiba que o RecargaPay pode te oferecer todas essas vantagens em um só lugar.
Sendo assim, confira agora os 8 principais vantagens do app RecargaPay, e se quiser saber melhor sobre cada um deles, não deixe de conferir nosso artigo.
- 1) Pague suas contas de serviços essenciais
- 2) Recarregue o saldo de todos os operadores
- 3) Ganhe dinheiro com Cashback
- 4) Obtenha vales-presentes de muitos serviços
- 5) Compre Tele Sena Digital Online
- 6) Obtenha um cartão MasterCard pré-pago
- 7) Serviço de RecargaPay Prime +
- 8) Faça transações sem internet
Como fazer o Bilhete Único da gestante?

Para fazer o Bilhete Único da Gestante ou Mãe Paulistana deve ir até um dos postos de atendimento do SPTrans. O procedimento inclui a apresentação de documentos básicos, como RG, CPF ou CNH, comprovante de residência recente , além de um atestado médico mostrando o período gestacional.
O funcionamento dos postos de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h até às 16h – com exceção dos feriados nacionais e municipais. Veja alguns endereços:
R. Vitorino Carmilo, 599 – Barra Funda
R. Alm. Marques de Leão, 684 – Bela Vista, São Paulo
R. Frederico Alvarenga, 259 – Sé
Av. Indianópolis, 650 – Moema
Rua Giovanni di Balduccio, 250 – Vila Morae
Como funciona o bilhete único da gestante?
Após o cadastro, o bilhete é enviado ao endereço da gestante dentro de um prazo de 20 dias. O seu funcionamento é bem simples, porém é preciso que o bilhete esteja carregado. Dessa forma, se você deseja encontrar mais opções de recarga além do RecargaPay, separamos aqui os 7 melhores apps para carregar seu cartão de passagem.

Nos ônibus e micro-ônibus gerenciados pela SPTrans: a gestante deve pegar o seu bilhete e aproximá-lo do leitor de validação e aguardar o sinal sonoro e verde. Feito isso, deve-se retirar o bilhete e girar a catraca.
Nas catracas das estações do Metrô e da CPTM: o bilhete deve ser colocado no validador do Metrô até que a luz verde apareça. Após esse sinal de ok, basta girar a catraca e se dirigir até o metrô.
Quem tem direito ao Mãe Paulistana e Bilhete Único Gestante?
Para poder obter o Bilhete Único Gestante e Mãe Paulistana é preciso que a gestante esteja cadastrada no SUS e sendo beneficiada pelo Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido.

Vale ressaltar que o cadastro não garante a isenção das tarifas, pois o valor inserido no Bilhete Único Mãe Paulistana passa por aprovação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da plataforma do SUS via UBS.
Como fazer o Bilhete Único Especial para Obeso?
Além do BU da Gestante, a cidade de São Paulo também oferece aos seus cidadãos outra modalidade de vale transporte especial: o Bilhete Especial para o Obeso. Com ele, todos os cidadãos que possuam IMC maior que 39,9 podem fazer suas viagens com todo conforto e sem precisar passar pela catraca. Preparamos um ótimo artigo que explica tudo sobre o BU Obeso.
Conclusões
Foi possível perceber que o Bilhete Único Mãe Paulistana é uma forma que o governo encontrou para ajudar as gestantes que necessitam utilizar o transporte público para realizar exames, consultas e demais procedimentos. Particularmente, acredito que seja uma ótima forma de ajudar as gestantes que não apresentam condições financeiras para custear o transporte durante a gestação.
Sobre o cadastro, pois ele é simples e rápido, porém, existe um tempo de 20 dias para receber o cartão. Eu recomendo a utilização do RecargaPay para realizar a recarga do cartão também é outro ponto positivo, pois tudo pode ser feito pelo aplicativo, sem a necessidade de estar no local, enfrentando filas.
Por fim, vale ressaltar o crédito disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para as gestantes que estão cadastradas no Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido. Elas passam a ter direito, quando validadas no sistema, a um crédito para recarregar o bilhete, dando um alívio financeiro para a grávida.

Sou estudante universitário do 4º ano em administração de empresas, trabalho online como redator online sobre temas financeiros e econômicos, sou um amante de jogos online e de esportes eletrônicos.
Muito obrigada pelas informações. Eu vou pedir o meu cartão de bilhete único.
As recargas feitas com o RecargaPay podem devolver até 5% do nosso dinheiro? Como funciona?
Simmm. Você faz a recarga e eles tem um programa de cashback que pode devolver até 5% do dinheiro que você colocou no bilhete.
Muito bom saber disso. Vou avisar para a minha prima que mora em São Paulo
Acredito que o cartão Mãe Paulistana seja uma opção interessante e muito boa por parte da SPTrans, porém, também é fato que eles deveriam possibilitar alguns cadastros online, já que atualmente pode ser difícil comparecer aos postos com a emissão de Covid- 19.
Sim, concordo, minha mulher foi buscar o dela e também tinha fila e demorou muito para conceder o cartão. Acho que eles deveriam melhorar um pouco o atendimento ao cliente. Por outro lado, é muito interessante poder recarregá-lo com RecargaPay, não tinha ideia, informações muito boas!