Os 6 melhores locais onde carregar Bilhete Único são:
- 1. RecargaPay
- 2. Loja Virtual SPTrans
- 3. Facebook
- 4. Pontos de venda credenciados
- 5. Bancos Credenciados (Itaú e Banco do Brasil)
- 6. Máquinas de autoatendimento em terminais SPTrans
Se você não quer ficar sem saldo no seu cartão de transporte, veja a seguir onde recarregá-lo e como inserir mais créditos em cada um desses locais!
1. RecargaPay

O RecargaPay é um dos melhores locais onde carregar Bilhete Único. O aplicativo permite que você insira os créditos em seu cartão de transporte com muitas vantagens, incluindo a ausência de taxas de serviço.
Para recarregar seu cartão com RecargaPay, tudo que você precisa fazer é:
Time Needed : 3 minutes
- Baixe o aplicativo gratuitamente
O primeiro passo para carregar seu Bilhete Único com o RecargaPay é fazer o download do aplicativo. Para isso, basta clicar na imagem abaixo.
O app é gratuito para baixar, instalar e criar a sua conta. Essa é, portanto, uma das suas grandes vantagens. - Toque em “Cartões de Transporte”
No menu inicial do app, toque na opção “Cartões de Transporte”. Assim, você será encaminhado para a área que processa a recarga do Bilhete Único e outros cartões semelhantes.
- Selecione “Bilhete Único”
Na próxima tela, o Bilhete Único já vai aparecer para você. Se não aparecer, basta digitar “São Paulo” para que a opção correta seja exibida.
- Insira o número do cartão
O próximo passo será informar o número do seu cartão para que o sistema do app possa identificá-lo. Cada bilhete tem um número próprio, de 9 dígitos, localizado bem na frente do cartão, embaixo do nome do usuário.
- Escolha o valor de recarga e confirme o pagamento
Em seguida, você deve escolher qual o tipo de recarga vai inserir em seu cartão e o valor que vai colocar.
Revise todos os dados para garantir que você não errou nada e, se estiver tudo correto, faça o pagamento.
O aplicativo é um dos melhores locais para fazer a recarga do cartão SPTrans por muitos motivos, dentre eles o fato de que o RecargaPay dá cashback na operação. Isso mesmo: em vez de cobrar taxas, o app devolve parte do valor ao usuário.
Todo cliente do RecargaPay ganha 1% de cashback ilimitado ao colocar créditos no Bilhete Único usando o saldo da conta. Já os clientes Prime+ (que é um serviço de assinatura do app), ganham 5% até R$20 fazendo a operação com o cartão de crédito.
Além disso, o aplicativo também permite fazer a recarga do cartão 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem pegar qualquer fila e da sua própria casa. O processo é todo muito rápido, fácil e prático para os usuários. Isso é especialmente útil para quem quer carregar o Mãe Paulistana. Afinal, se a usuária está grávida, não é adequado que fique de pé por horas apenas para colocar mais crédito no cartão.
Se você ainda está na dúvida, veja no vídeo abaixo como funciona a recarga de cartões de transporte com o RecargaPay:
Outros aplicativos onde carregar Bilhete Único
O RecargaPay não é o único app que permite colocar mais créditos no Bilhete Único. Existem outros que também foram credenciados pela SPTrans. Veja a lista completa e atualizada a seguir:
- AME Digital
- Cittamobi
- EWally
- Flash
- Jeitto
- Leve-me
- Mercado Pago
- Onboard
- PicPay
- Ponto Certo
- Qiwi
- SP Pass
- Superdigital
- Voud
Todos esses aplicativos, bem como o RecargaPay, permitem fazer a recarga do cartão. No entanto, cada um deles tem suas particularidades.
Por exemplo, não são todos que concedem cashback. Além disso, nem todos fazem o carregamento sem cobrar taxas. Por isso, é importante conhecer as opções para escolher o melhor lugar por onde carregar Bilhete Único.
É por isso que nem todos eles constam como as melhores opções para colocar mais créditos no cartão de transporte. No entanto, a lista completa está aqui caso você decida experimentar cada app por conta própria.
2. Loja Virtual SPTrans

No site da empresa é possível fazer inúmeros serviços. Assim, você consegue solicitar também sua recarga do Bilhete Único. Do mesmo modo, as empresas podem entrar na Loja Virtual para cadastrá-la e poder fornecer o Vale-Transporte a seus funcionários. Além disso, podem emitir o boleto por lá e fazer a compra dos créditos.
No entanto, existem dois sites diferentes para cada tipo de usuário. Um deles é direcionado para recarregar os cartões Comum ou Estudante. Este site pode ser acessado por qualquer usuário que tenha um cartão.
Para usar a loja virtual da SPTrans, você deve:
- Entrar no site oficial
- Fazer login com seu CPF e senha
- Informar o tipo de recarga (Comum, Diário, Mensal ou Estudante)
- Inserir o valor
- Confirmar o pagamento
A loja virtual é um bom lugar por onde carregar Bilhete Único, mas o pagamento é feito via boleto. Isso significa que o pode levar até 2 dias úteis para compensar o pagamento e os créditos entrarem no cartão.
Vale lembrar, também, que a loja virtual já está perfeitamente em funcionamento após a paralisação do serviço ocorrida em setembro. A pausa foi feita para manutenção e a loja já voltou a operar normalmente.
Já este outro endereço é para colocar créditos no Vale-Transporte. Ele deve ser acessado somente pelos empregadores cadastrados no sistema e que precisem recarregar os cartões dos funcionários.
O processo é o mesmo: o responsável dentro da empresa deve entrar no site, fazer login e escolher os cartões que quer inserir os créditos. Após isso, deve selecionar quantas passagens comprar e fazer o pagamento.
3. Facebook

Desde 2018, os usuários do sistema de transporte de São Paulo têm um novo lugar por onde carregar Bilhete Único: o Facebook. O processo é feito pela página Bipay.
Para usar, tudo que o passageiro precisa fazer é iniciar uma conversa com o chatbot e solicitar a recarga. Os passos são:
- Entre na página oficial e inicie uma conversa
- Solicite “Recarregar Bilhete Único”
- Informe seus dados (CPF, nome completo e número do cartão)
- Digite o valor que quer carregar
- Faça o pagamento com cartão de crédito
Após o processo, o chatbot vai enviar um comprovante da recarga. Após os créditos entrarem no cartão, eles precisam ser ativados nos validadores espalhados pelos ônibus e terminais da cidade.
Assim como na recarga com RecargaPay, não há cobrança de taxa de serviço ao colocar créditos no cartão dessa forma.
O vídeo abaixo dá mais detalhes sobre esse processo:
4. Postos de venda credenciados

A SPTrans conta com centenas de postos de vendas presenciais espalhados pela cidade de São Paulo para atender os clientes. Nestes locais, você consegue obter informações e resolver questões sobre seu cartão.
Além disso, nesses postos também é possível fazer a emissão da segunda via do cartão, caso precise. Por isso, o passageiro conta com uma ampla rede de apoio e serviços em todos os cantos da cidade.
Como são literalmente centenas de opções espalhadas pela cidade de São Paulo e região metropolitana, não é possível listarmos todas as opções aqui. No entanto, você pode consultar o ponto mais próximo em uma ferramenta oficial da SPTrans.
Além de terminais de ônibus, metrô e trens, estes são locais comerciais, onde também é feita a venda de créditos para o Bilhete Único. Incluem:
- Farmácias
- Bancas de jornais
- Bares
- Restaurantes
- Padarias
- Mercados
- Lotéricas
Deste modo, você tem várias opções na hora de inserir seus créditos. Por outro lado, estes locais por onde carregar o Bilhete Único podem cobrar taxas de serviço. Apesar da conveniência de estarem em todos os lugares e sempre muito próximos, há esta desvantagem.
Lotérica carrega Bilhete Único?
Sim, agora é possível que lotéricas carreguem Bilhete Único. Essa medida foi aprovada recentemente em decreto do então prefeito de São Paulo, João Dória.
Além de permitir que a recarga do cartão de transporte em lotéricas, o decreto também autoriza que estabelecimentos como farmácias, bancas de jornal, restaurantes e bares possam prestar esse serviço para os passageiros.
Para carregar o seu cartão em uma lotérica, farmácia ou outro estabelecimento, o usuário deve solicitar o serviço ao atendente. Como mencionado anteriormente, é possível que esses locais cobrem taxa de serviço para a recarga (fica a critério de cada estabelecimento determinar sua taxa).
5. Bancos Credenciados (Itaú e Banco do Brasil)

Os clientes que são correntistas do Banco Itaú e do Banco do Brasil também contam com essa opção por onde carregar Bilhete Único. Isso é possível graças a uma parceria entre a SPTrans e essas instituições bancárias, permitindo que seus clientes façam a recarga mais facilmente.
No caso do Banco do Brasil, a recarga pode ser feita nos terminais de autoatendimento das unidades bancárias espalhadas pela cidade de São Paulo. Basta ao cliente que:
- Insira seu cartão de débito
- Toque na opção “Outros serviços”
- Escolha “Recarga Bilhete Único”
- Insira o número do cartão
- Escolha o tipo de recarga
- Digite o valor
- Faça o pagamento
Além disso, o Banco do Brasil também permite recarregar o cartão de transporte pelo seu aplicativo oficial e pelo WhatsApp. Pelo primeiro caminho, basta que o usuário faça o download do app e busque a opção de recarga no menu principal.
Já pelo WhatsApp, o processo é o seguinte:
- Envie mensagem para o número 4004-0001
- Solicite o serviço usando termos como “Recarga” ou “Bilhete Único”
- Insira o número do seu cartão
- Informe o tipo de carregamento e valor
- Clique no link enviado para fazer o pagamento no site do Banco do Brasil
Por fim, o Itaú é um bom lugar por onde carregar Bilhete Único. O banco presta esse serviço pelo seu aplicativo oficial. Para isso, basta que o cliente:
- Toque na opção “Transações”
- Escolha “Recarga”
- Toque em “Transporte”
- Clique em “Bilhete Único SP”
- Informe o número do cartão
- Escolha o tipo de recarga e o valor
- Faça o pagamento com o app
O vídeo abaixo mostra como o processo funciona:
6. Máquinas de autoatendimento em terminais SPTrans

Por fim, outro boa opção por onde carregar Bilhete Único é usar as máquinas de autoatendimento em terminais da SPTrans. Essas máquinas estão espalhadas em todas as estações de Metrô, terminais rodoviários e estações da CPTM da cidade de São Paulo e região metropolitana.
Para recarregar seu cartão nelas, tudo que você precisa fazer é:
- Insira o cartão no leitor e aguarde a máquina fazer a leitura
- Toque no tipo de recarga que você quer fazer
- Insira o valor da recarga
- Selecione a forma de pagamento (dinheiro ou cartão de débito)
- Insira as notas ou cartão de débito
- Confirme o pagamento
Se você ainda ficou com dúvidas, o vídeo abaixo mostra o processo sendo feito na prática:
Perguntas Frequentes
Posso carregar Bilhete Único com cartão de débito?
Sim, é possível carregar o Bilhete Único com cartão de débito. Existem duas maneiras de fazer isso.
A primeira é nos terminais de autoatendimento nas estações de metrô, trem e ônibus da cidade de São Paulo. Basta inserir o cartão de transporte na máquina e selecionar o tipo de recarga que quer fazer. Em seguida, toque no valor que deseja recarregar e opte por pagar com cartão de débito.
A segunda maneira é com o aplicativo RecargaPay. Com ele, você precisa cadastrar um cartão de débito compatível com o app. Em seguida, toque em “Cartões de Transporte” e insira o número do seu Bilhete Único.
Por fim, escolha o valor da recarga e escolha o cartão de débito como método de pagamento.
Como faço para carregar Bilhete Único pelo celular?
Para recarregar o Bilhete Único pelo celular, você precisa seguir os passos abaixo:
- Baixe um aplicativo que faça recarga do Bilhete Único (como RecargaPay, PicPay, Ame Digital e outros)
- Toque na opção “Cartão de Transporte”
- Insira o número do seu Bilhete Único
- Escolha o tipo de recarga
- Selecione o valor dos créditos a inserir
- Escolha o método de pagamento e confirme.
Como ver o saldo do meu Bilhete Único?
Você pode consultar o saldo do Bilhete Único no site oficial da SPTrans. Para isso, insira seu CPF e sua senha cadastrada e clique no menu “Meus Cartões”.
Depois, toque em “Saldo/Extrato” e confira qual é o saldo atual disponível no cartão que você cadastrou em seu CPF.
Quais são os tipos de Bilhete Único?
Ao todo, existem 4 tipos de Bilhete Único em São Paulo:
- Bilhete Único Comum: modelo padrão, dedicado a todos os usuários
- Bilhete Único Estudante: destinado a alunos de todas as idades do sistema de ensino
- Bilhete Único Obeso: modelo para que pessoas obesas não precisem passar pela catraca do ônibus
- Bilhete Único Mãe Paulistana: modelo para gestantes e mães de filhos recém-nascidos.
Conclusão
Após ver todas essas opções, em minha opinião, os melhores lugares por onde carregar Bilhete Único são os aplicativos móveis, como o RecargaPay, o Facebook e a loja virtual da SPTrans. Estas são as maneiras mais fáceis e práticas, pois podem ser feitas de casa, sem filas e em qualquer horário do dia.
Uma recomendação importante ao passageiro que busca carregar seu cartão de transporte é tentar fazer as recargas apenas uma vez, se possível. Dessa forma, se houver alguma taxa (alguns prestadores de serviço cobram para a colocar créditos), ela é paga apenas uma vez.
Além disso, um aviso importante é sempre consultar o saldo do cartão. Assim, é possível identificar a necessidade de recarga e achar um lugar por onde carregar Bilhete Único antes de ficar sem poder viajar.