Resumo:
A seguir vamos falar sobre os tipos de Bilhete Único mais importantes da cidade de São Paulo e faremos uma breve mas eficaz descrição de cada um deles, para que possa perceber do que se trata.
Conteúdo da página
Bilhete Único Mãe Paulistana
Este serviço foi criado para mulheres durante o período de gestação. No entanto, é preciso morar em São Paulo e fazer parte do Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido. Isso porque é destinado às idas até as Unidades Básicas de Saúde – UBS para realização de pré-natal.

As mulheres interessadas devem comparecer a uma UBS e fazer o cadastro e avaliação. Isso porque a Secretaria Municipal de Saúde é a responsável por carregar Bilhete Único, neste caso. Assim, define a quantidade de créditos para o cartão. Lembrando que as mulheres grávidas devem embarcar e desembarcar pela porta da frente do veículo. Portanto, caso queiram, podem carregar Bilhete Único Mãe Paulistana com cartão de crédito, inserindo saldo comum também.
Bilhete Único Estudante
Como o próprio nome já diz, é um cartão destinado ao uso por estudantes, além de professores. No entanto, é preciso comprovar que frequentam cursos regulares da rede de ensino. Mas pode ser ensino público ou privado, o direito é o mesmo. Além disso, é preciso residir numa distância igual ou superior a 1km da escola. Ademais, esta também deve ter cadastro na SPTrans e deve fazer parte do percurso do transporte.

Para que os estudantes possam usufruir de ônibus; micro-ônibus; trens do Metrô e da CPTM, e do Expresso Tiradentes, basta cadastrar-se. Depois, é preciso carregar o Bilhete Único Estudante pagando apenas 50% do valor correspondente à tarifa comum. Assim, o uso é permitido, fazendo também integração, conforme necessário.
Bilhete Único Comum

É o cartão disponibilizado para todos aqueles que não se enquadram nas demais categorias. Assim, torna-se o mais usual atualmente. Portanto, o usuário pode carregar Bilhete Único Comum e fazer até quatro viagens e três horas. Deste modo, torna-se mais barato viajar de ônibus; micro-ônibus; trens do Metrô e da CPTM, além do Expresso Tiradentes.
Para fazer o seu cartão, é só fazer um breve cadastro no site da SPTrans. No entanto, é preciso preencher corretamente o formulário, não deixando nada sem resposta. Para tê-lo em mãos depois, basta ir até o Terminal da SPTrans com um documento com foto para identificação do proprietário.
Bilhete Único Obeso
O Bilhete Único Obeso foi criado para facilitar a mobilidade de passageiros com IMC – Índice de Massa Corporal superior a 39,9, que ao obter o bilhete poderá desembarcar pela porta dianteira do ônibus após o pagamento da tarifa/giro da catraca e apresentação do Bilhete.
Este bilhete é destinado, como falado, aos passageiros com IMC – Índice de Massa Corporal superior a 39,9 que são residentes do município de São Paulo ou Região Metropolitana. É bom frisar que este cartão não isenta o usuário do pagamento da tarifa.
De acordo com o site oficial do SPTrans, os documentos exigidos são:
- Cédula de Identidade – RG, com data de emissão de até dez anos;
- Comprovante de residência recente e com CEP;
- O interessado será medido e pesado pelo atendente para cálculo do IMC.
Recarregue seus Bilhetes Únicos com cartão de crédito
Agora que já conhece os tipos de Biqueirão Único, é importante que saiba também que é possível cobrar todos por diferentes meios, no entanto, para o fazer com cartão de crédito é necessário utilizar a aplicação RecargaPay, que tem todas as facilidades e benefícios, como 5% de reembolso e sem taxas adicionais. Se quiser saber mais, leia este artigo sobre como recarregar o Bilhete Único com cartão de crédito.