Recarga cartão VEM Grande Recife – Descubra todas as informações

Você sabia que recarregar seu cartão VEM Grande Recife pode ser muito mais fácil do que imagina? Com apenas três requisitos, você pode fazer a recarga e aproveitar todas as vantagens do transporte público na região metropolitana do Recife. Para isso, você precisa:

  • 1) Baixar o aplicativo RecargaPay
  • 2) Ter o VEM Grande Recife em mãos
  • 3) Ter um cartão de crédito disponível

O VEM Grande Recife foi criado em 2007 e serve como um cartão eletrônico de pagamento para o transporte público na região metropolitana do Recife. Ele facilita o acesso aos ônibus e metrô, além de garantir mais segurança e agilidade para os usuários.

Existem várias maneiras de recarregar o VEM Grande Recife, mas utilizar o RecargaPay é uma das melhores opções. O processo é rápido, oferece cashback de 5% e permite fazer a recarga pelo celular, sem precisar procurar um ponto físico para isso. Essa comodidade é fundamental, já que o transporte público em Recife está na 6ª posição entre os piores do mundo em relação ao tempo gasto.

Neste artigo, você encontrará um tutorial passo a passo sobre como fazer a recarga do seu VEM Grande Recife utilizando o aplicativo RecargaPay. Vamos lá!

  1. 1- Primeiramente baixe o App do RecargaPay

    Para baixar o aplicativo de RecargaPay Clique na imagem abaixo.

  2. 2- Escolha a opção “Cartão transporte”

    Na tela inicial clique na opção “Cartão transporte”.

  3. 3- Clique em “VEM Grande Recife”

    Dentre as opções na tela, escolha o “VEM Grande Recife”

  4. 4- Digite o número do seu cartão

    Na tela seguinte você deve digitar o número do seu cartão de ônibus.

  5. 5- Escolha o valor 

    Selecione o valor escolhido para a sua recarga.

  6. 6- Escolha a forma de pagamento

    Escolha a forma de pagamento e pague sua recarga.

Passageiros de ônibus do Grande Recife podem comprar créditos para o VEM com WhatsApp e PIX

Quais as vantagens de fazer recarga VEM Grande Recife no celular?

Optar por fazer a recarga do VEM Grande Recife com Recargapay, traz uma série de benefícios. Abaixo, listamos cinco vantagens dessa opção e oferecemos uma breve descrição de cada uma:

  • Cashback de 5%.
  • Operação feita de casa ou qualquer lugar com acesso à internet
  • Sem taxas adicionais
  • Créditos sem prazo de validade
  • O aplicativo RecargaPay é intuitivo e fácil de usar

Com o fim do prazo de validade, os passageiros podem usar seus créditos a qualquer momento, sem se preocupar em perder o saldo. A medida foi tomada para trazer mais tranquilidade e benefícios aos usuários do transporte público na região. 

Essa mudança é especialmente vantajosa para aqueles que não utilizam o transporte público diariamente ou que possuem um saldo maior no cartão. Agora, os usuários do VEM Grande Recife podem planejar suas viagens com mais tranquilidade, sabendo que seus créditos estarão sempre disponíveis quando necessário.

App para caregamento do VEM [PE no Ar – 04.10.16]

Dá para recarregar o VEM Grande Recife com Pix?

Sim, além de utilizar cartão de crédito ou débito, é possível recarregar o VEM Grande Recife usando o Pix através do aplicativo RecargaPay. A seguir, apresentamos os passos para realizar a recarga utilizando essa modalidade de pagamento:

  • Baixar o RecargaPay
  • Cadastrar uma chave Pix no app
  • Enviar saldo via Pix para a chave criada
  • Clicar em “Cartão de Transporte”
  • Escolher o VEM Grande Recife
  • Inserir os dados do cartão
  • Escolher o valor da recarga
  • Pagar com o saldo em conta

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil. Se você ainda não sabe o que é Pix ou deseja aprender como fazer Pix, confira os links para entender melhor. Lançado em novembro de 2020, o Pix rapidamente se popularizou, atingindo mais de 138 milhões de usuários em dois anos de existência.

As principais vantagens do Pix incluem transações instantâneas, disponibilidade 24/7, baixo custo para pessoas físicas e maior agilidade em comparação aos métodos tradicionais de transferências bancárias, como TED e DOC. Além disso, o Pix pode ser utilizado para realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais, recarregar celular e cartões de transporte, como o VEM Grande Recife.

Utilizar o Pix para recarregar o VEM Grande Recife no RecargaPay traz ainda mais conveniência e praticidade ao processo, proporcionando aos usuários uma experiência de pagamento rápida e segura.

Recarga VEM Recife não caiu. O que fazer?

Caso a recarga VEM Recife não tenha caído no cartão, siga estas etapas:

  • Valide os créditos nos validadores nos terminais de ônibus e dentro dos ônibus em Recife
  • Entre em contato com a empresa responsável pelo VEM Grande Recife caso o problema persista

Se a validação não resolver o problema, pode haver uma falha no cartão ou no sistema da empresa que gerencia o transporte público de Recife. Nesse caso, utilize os canais de atendimento disponíveis para esclarecer suas dúvidas e entender o que está acontecendo:

Vale lembrar que também é possível realizar a recarga via WhatsApp, proporcionando ainda mais comodidade aos usuários do VEM Grande Recife.

Quais tipos de VEM Grande Recife existem?

O método de recarga apresentado neste artigo é válido para todos os tipos de VEM Grande Recife que são recarregáveis pelos usuários, excluindo aqueles que têm gratuidade e os que são recarregados pelas empresas. A seguir, confira os tipos de VEM Grande Recife que podem ser recarregados:

  • VEM Comum: utilizado por passageiros que não se enquadram em categorias especiais, como estudantes ou idosos.
  • VEM Estudante: destinado a estudantes com direito à meia passagem.
  • VEM Trabalhador: para trabalhadores que utilizam o transporte público diariamente.
  • VEM Livre Acesso: voltado para pessoas com deficiência que possuem direito à gratuidade no transporte público.

Para saber mais sobre a Integração VEM Grande Recife e os Tipos de cartão VEM, acesse os links correspondentes. Além dos cartões VEM Grande Recife, é importante destacar que bilhetes de transporte de outras cidades também podem ser recarregados pelo mesmo método. 

Por exemplo, o Bilhete Único de São Paulo, o RioCard do Rio de Janeiro, e o Cartão BOM da Região Metropolitana de São Paulo são alguns dos cartões que podem ser recarregados através do aplicativo RecargaPay.

Como emitir um cartão VEM Grande Recife?

Para realizar a recarga VEM Grande Recife via Pix, é necessário ter um cartão de transporte válido. Siga os passos a seguir para emitir um VEM Grande Recife:

  • Acesse o site oficial do VEM
  • Escolha o tipo de cartão adequado à sua necessidade (VEM Comum, VEM Estudante, VEM Trabalhador, etc.)
  • Preencha o formulário de cadastro com suas informações pessoais
  • Envie os documentos necessários (conforme o tipo de cartão escolhido)
  • Aguarde a análise e aprovação do cadastro
  • Retire o cartão no local indicado

O tempo para a emissão do cartão VEM Grande Recife varia de acordo com o tipo de cartão escolhido e a demanda. Normalmente, o processo leva cerca de 15 dias úteis. Os documentos exigidos dependem do tipo de cartão desejado, incluindo RG, CPF, comprovante de residência, foto 3×4 recente e, no caso de estudantes, comprovante de matrícula.

Qualquer pessoa pode solicitar um VEM Grande Recife, desde que atenda aos requisitos específicos de cada tipo de cartão. Para saber mais detalhes sobre como solicitar VEM Grande Recife, acesse o link correspondente.

Como consultar o saldo do VEM Grande Recife?

Antes de fazer a recarga VEM Grande Recife, é importante saber se o saldo está acabando para saber quando é necessário recarregar. Para consultar o saldo do VEM Grande Recife, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site oficial de consulta de saldo do VEM
  • Insira o número do seu cartão VEM no campo indicado
  • Digite o código de segurança solicitado
  • Clique no botão “Consultar saldo”

Após esses passos, você verá o saldo atual do seu cartão VEM Grande Recife. Com o carregamento no RecargaPay sendo praticamente imediato, basta validar o saldo para que ele esteja disponível para uso. 

Dessa forma, você pode realizar a recarga sempre que necessário, de acordo com a consulta de saldo. Para mais informações sobre como consultar saldo VEM Grande Recife, acesse o link correspondente.

Também é possível consultar o saldo nos diversos terminais disponíveis, como afirma o Diretor de inovação da Urbana-PE Marcelo Bandeira:

“As máquinas estão disponíveis tanto nos terminais de integração, quanto com os atendentes volantes. A gente acredita que tenha uma certa estabilidade de recargas e consultas. É possível que aconteça cédulas rasgadas ou deterioradas, mas existe um serviço de suporte que o usuário pode ligar e, com alguns minutos, o serviço é restabelecido”,

Quem tem gratuidade no VEM Grande Recife?

Existem usuários que possuem gratuidade no uso do cartão VEM Grande Recife e não precisam realizar recargas. A gratuidade é concedida em casos específicos e varia de acordo com o tipo de cartão VEM utilizado. VEM Idoso recentemente voltou a ser emitido

Os demais principais cartões com gratuidade são:

  • VEM Livre Acesso: pessoas com deficiência e renda familiar mensal de até três salários mínimos;
  • VEM Passe Livre: estudantes de baixa renda matriculados em instituições de ensino regular;
  • VEM Social: pessoas em situação de extrema pobreza inscritas no CadÚnico;
  • VEM Idoso: concedido a idosos com idade igual ou superior a 65 anos.

Para obter a gratuidade, é necessário comprovar a situação específica e seguir os critérios estabelecidos para cada tipo de cartão. A tarifa atual para ônibus, metrô ou trem em Recife teve um aumento de 10% nas passagens, tornando a gratuidade ainda mais relevante para os usuários que se enquadram nos critérios mencionados.

Conclusão

Neste artigo, abordamos as diversas vantagens de realizar a recarga do VEM Grande Recife através do celular e pelo RecargaPay, os tipos de cartões VEM disponíveis e as condições para obter gratuidades no transporte público de Recife. Também discutimos a possibilidade de recarregar o VEM Grande Recife utilizando o Pix, e como consultar o saldo do cartão.

Recomendamos que os usuários do transporte público em Recife aproveitem os benefícios da recarga VEM Grande Recife no celular, utilizando o aplicativo RecargaPay, para garantir maior praticidade, conforto e economia. Aproveite o cashback, evite taxas e faça a recarga quando e onde quiser, tornando sua rotina de transporte mais fácil e conveniente.

Como lembrete final, é importante destacar a necessidade de validar os créditos recém inseridos em um dos validadores presentes nos terminais de ônibus e dentro dos ônibus espalhados por Recife, após realizar a recarga do VEM Grande Recife. Caso encontre algum problema ou dificuldade, entre em contato com os canais de atendimento do VEM Grande Recife para obter suporte e solucionar possíveis questões.

Posso recarregar meu VEM Grande Recife usando o Pix?

Como consultar o saldo do meu VEM Grande Recife?

Quanto tempo leva para os créditos recarregados no VEM Grande Recife ficarem disponíveis?

Quem tem direito à gratuidade no VEM Grande Recife?

Como posso emitir um cartão VEM Grande Recife?