Nesse momento, para carregar Bilhete Único com cartão de crédito você precisa:
- Possuir o aplicativo RecargaPay
- Ter um cartão de crédito disponível
- Contar com um cartão Bilhete Único
Sendo assim, a seguir, o site Recarga Bilhete Único vai te explicar tudo sobre o que é o Bilhete Único e como ele funciona, além de mostrar como carregar o cartão presencialmente e consultar o saldo disponível. Por fim, vamos mostrar também quais são todos os tipos de bilhetes e como cada um deles se encaixa.
Agora, vamos para o passo a passo para carregar Bilhete Único:
Conteúdo da página
Realize a instalação
Em primeiro lugar, contar com o aplicativo RecargaPay no seu celular é fundamental para esse procedimento. Dessa forma, para facilitar, você pode iniciar a instalação clicando na imagem abaixo.
Clique em “Cartão de transporte”
Dentro do aplicativo, logo na tela inicial, selecione a opção “Cartão de transporte”.
Escolha o seu cartão
Nesse momento, serão disponibilizados todos os cartões que o aplicativo oferece. Por isso, você precisa escolher o Bilhete Único, inserir o número do cartão e determinar o tipo de credito.
Determine as informações do pagamento
Ao final, será preciso selecionar o valor do saldo, a forma de pagamento e concluir o carregamento do seu Bilhete Único.
Você também pode recarregar o Bilhete Único com cartão de débito, se estiver registrado no RecargaPay.
Como carregar Bilhete Único com Pix?

Nesse momento, o procedimento para carregar o Bilhete Único com Pix é igual ao procedimento para recarregar com o cartão de crédito, contudo, na hora de escolher a forma de pagamento, basta selecionar o “Pix” e aguardar que um QR Code de cobrança seja gerado para você.
Para pagar esse código e confirmar a recarga, é necessário somente:
- Acessar o aplicativo RecargaPay
- Clicar em “Pagar com QR Code”
- Ler o código gerado
- Confirmar o pagamento
Dessa forma, após o pagamento, seu comprovante será emitido imediatamente e o saldo ficará disponível para validação em até 10 segundos.
Como carregar Bilhete Único pelo WhatsApp?

Em parceria com o Banco do Brasil, é possível carregar Bilhete Único pelo WhatsApp em apenas um instante. Para isso, tudo que você precisa é enviar uma mensagem para a companhia e possuir o código do seu cartão em mãos, além de um cartão de crédito para fazer o pagamento.
Com todos os requisitos, você deverá:
- Entre em contato com o número (61) 4004-0001
- Envie a mensagem “recarga de Bilhete Único”
- Confirme sua identidade com a atendente
- Informe o valor da recarga e acesse o link enviado
- Faça o pagamento e receba seu comprovante na hora
Vale lembrar que a recarga do Bilhete Único através do WhatsApp é valida para todos os tipos de cartão que você possua, como o Bilhete Único Especial, Bilhete Único Gestante e todas as outras categorias, podendo adicionar o saldo desejado sem se preocupar.
O que é o Bilhete Único e como ele funciona?

Nesse momento, o Bilhete único é basicamente um cartão de transporte com tarifas mais baixas para os seus usuários. Dessa forma, ele oferece a integração de até 4 linhas de ônibus em um período de 3:00 pagando apenas o valor de uma passagem tradicional.
Para isso, existem diferentes tipos de Bilhete Único, sendo um ideal para cada situação, como estudante, professor, gestante, obeso e diversas outras opções. Contudo, no geral, o objetivo do cartão é auxiliar todos os trabalhadores com os gastos de locomoção pela cidade.
Como carregar o Bilhete Único presencialmente

Nesse momento, para carregar Bilhete Único você pode optar por um terminal conhecido como ponto de carga e recarga, onde você pode adicionar créditos ao seu cartão presencialmente e sem nenhum problema. Vale lembrar que o saldo fica disponível imediatamente para você.
- Ir até um ponto de carga e recarga
- Selecionar o valor da recarga
- Fazer o pagamento
- Receber os créditos na hora
Contudo, apesar da recarga presencial ser uma boa opção, realizar o procedimento de maneira online garante também diversas vantagens para todos os usuários, como a possibilidade de parcelamento do pagamento e o cashback recebido imediatamente.
Quanto tempo leva para cair o saldo após carregar o Bilhete Único?

Nesse momento, após escolher uma das formas de carregar Bilhete Único utilizando um cartão de crédito, Pix ou por meio da recarga presencial, o valor fica disponível na sua conta imediatamente para utilizar da maneira que desejar, não sendo necessário aguardar nenhum prazo especifico para validação.
Agora, para em todos os casos exceto a recarga nos postos de atendimento, é preciso comparecer até um guichê de validação para ativar a sua recarga e validar o saldo do cartão. Os guichês são encontrados em qualquer posto de atendimento que a companhia disponibiliza.
Como saber o saldo do Bilhete Único?

Após carregar Bilhete Único é fundamental conferir o saldo para saber se tudo aconteceu da forma que deveria. Para isso, você vai precisar apenas do aplicativo Ponto Certo e do cartão de transporte em mãos. Sabendo dessas informações, vamos agora para o passo a passo?
- Instale o aplicativo Ponto Certo
- Vá até a opção “Consultar Saldo Bilhete Único”
- Selecione o cartão que deseja consultar
- Verifique o saldo disponível
Dessa maneira, após realizar o procedimento, todos os saldos disponíveis no cartão serão analisados. Da mesma maneira, é possível consultar também o histórico de todas as recargas realizadas.
Quais são os tipos de Bilhete Único?

O Bilhete único tem várias formas dependendo de quem o adquire, mas estas são as mais importantes em São Paulo. Abaixo você pode conferir quais são os tipos de Bilhete Único no São Paulo.
Bilhete Único Mãe Paulistana
O Bilhete Único Mãe Paulistana foi criado para mulheres durante o período de gestação. No entanto, é preciso morar em São Paulo e fazer parte do Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido. Isso porque é destinado às idas até as Unidades Básicas de Saúde – UBS para realização de pré-natal.
As mulheres interessadas devem comparecer a uma UBS e fazer o cadastro e avaliação. Isso porque a Secretaria Municipal de Saúde é a responsável por carregar Bilhete Único, neste caso. Assim, define a quantidade de créditos para o cartão. Lembrando que as mulheres grávidas devem embarcar e desembarcar pela porta da frente do veículo. Portanto, caso queiram, podem carregar Bilhete Único Mãe Paulistana com cartão de crédito, inserindo saldo comum também.
Bilhete Único Estudante
Como o próprio nome já diz, o Bilhete Único Estudante é destinado ao uso por estudantes, além de professores. No entanto, é preciso comprovar que frequentam cursos regulares da rede de ensino. Mas pode ser ensino público ou privado, o direito é o mesmo. Além disso, é preciso residir numa distância igual ou superior a 1km da escola. Ademais, esta também deve ter cadastro na SPTrans e deve fazer parte do percurso do transporte.
Para que os estudantes possam usufruir de ônibus; micro-ônibus; trens do Metrô e da CPTM, e do Expresso Tiradentes, basta cadastrar-se. Depois, é preciso carregar o Bilhete Único Estudante pagando apenas 50% do valor correspondente à tarifa comum. Assim, o uso é permitido, fazendo também integração, conforme necessário.
Bilhete Único Comum
É o cartão disponibilizado para todos aqueles que não se enquadram nas demais categorias. Assim, torna-se o mais usual atualmente. Portanto, o usuário pode carregar Bilhete Único Comum e fazer até quatro viagens e três horas. Deste modo, torna-se mais barato viajar de ônibus; micro-ônibus; trens do Metrô e da CPTM, além do Expresso Tiradentes.
Para fazer o seu cartão, é só fazer um breve cadastro no site da SPTrans. No entanto, é preciso preencher corretamente o formulário, não deixando nada sem resposta. Para tê-lo em mãos depois, basta ir até o Terminal da SPTrans com um documento com foto para identificação do proprietário.
Bilhete Único Obeso
O Bilhete Único Obeso foi criado para facilitar a mobilidade de passageiros com IMC – Índice de Massa Corporal superior a 39,9, que ao obter o bilhete poderá desembarcar pela porta dianteira do ônibus após o pagamento da tarifa/giro da catraca e apresentação do Bilhete.
Este bilhete é destinado, como falado, aos passageiros com IMC – Índice de Massa Corporal superior a 39,9 que são residentes do município de São Paulo ou Região Metropolitana. É bom frisar que este cartão não isenta o usuário do pagamento da tarifa.
Conclusão
Apresentamos aqui duas alternativas para carregar o Bilhete Único de Transporte em São Paulo (pelo aplicativo ou pelos postos). Porém, a primeira opção é a que mais recomendo, pois ao usar o aplicativo RecargaPay, você pode carregar um saldo no seu cartão de transporte com o seu cartão de crédito e também receberá um cashback de até 5% e sem taxas adicionais.
Mesmo assim, a opção de postos de atendimento também é tentadora, principalmente quando você mora perto de um deles. Por exemplo, sempre que estou perto de uma loja ou banca, vou carregar uma balança. No entanto, lembre-se sempre de que isso dependerá muito do tipo de cartão que você possui, pois a cobrança de saldo direto se aplica apenas ao Bilhete Único Comum e ao Bilhete Único de Estudante. O Bilhete Único Mae Paulistana não precisa ser recarregado.