Para carregar Bilhete Único com cartão de débito, você precisará de:
- Um app que permita a recarga: você deverá baixar um aplicativo que permita carregar Bilhete Único no débito. Recomendamos o RecargaPay, que usaremos neste exemplo
- Um cartão válido: seu cartão de transporte não pode estar bloqueado
- Saldo na conta: obviamente, como a recarga é feita no débito, é vital ter saldo na conta para realizar o processo.
Com todos os requisitos reunidos, você já pode seguir nosso tutorial para saber como carregar Bilhete Único com cartão de débito. O processo tem 5 passos e leva apenas 3 minutos no máximo!
Time Needed : 3 minutes
Conteúdo da página
Baixe o aplicativo
Para começar, é necessário baixar o app RecargaPay, com a qual vamos carregar o cartão no débito. Ele é gratuito para baixar e criar a conta.
Além disso, este é um aplicativo que não só funciona para isso, também permite que você pague contas, recarregue o saldo do seu celular, compre vales presentes e muito mais.Cadastre-se na plataforma
Agora é a hora de se cadastrar na plataforma de aplicativos. Para isso, basta inserir seus dados pessoais. No entanto, se quiser economizar tempo, você pode associar sua conta do Facebook ou Google (Gmail) e ela se cadastrará automaticamente.
Toque em “Cartão de Transporte”
Em seguida, vá até o menu principal do aplicativo e clique no “Cartão de Transporte” para começar a carregar seu Bilhete Único com cartão de débito.
Selecione a empresa de transporte
Pesquise na lista pelo “Bilhete Único” da SPTrans. Depois, adicione o número do seu cartão seguido pelo valor que você deseja carregar com cartão de débito.
Ademais, também deve escolher o modo da seu cartão de transporte, seja diária, semanal, mensal ou comum.Escolha o método de pagamento “Cartão de débito”
Você tem a opção de escolher entre cartão de crédito, cartão de débito e saldo em conta. Para os fins deste tutorial, escolha a opção de cartão de débito.
Verifique antes de finalizar que todos os dados inseridos estão corretos antes de pressionar “confirmar“.
Se o seu cartão de débito não aparecer na lista, é porque ele não foi cadastrado no RecargaPay ainda. Para isso, vá em “Meus cartões”, na página inicial, e insira os dados.
O RecargaPay aceita cartões de débito com bandeiras Visa e MasterCard dos seguintes bancos: Caixa Virtual/Elo, Banco de Brasília, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Nubank e BancoC6.
Outro ponto importante a mencionar é que, com o RecargaPay, é possível carregar o Bilhete Único com cartão de crédito também. Portanto, você terá muitas opções para usá-lo.
Lembre-se de que, após fazer a recarga no débito, você precisará validar os créditos. Para isso, basta aproximar o cartão nas máquinas de recarga que têm a identificação “Recarregue Aqui”. Elas estão disponíveis em todos os ônibus de São Paulo, além dos terminais rodoviários e nas estações da CPTM e do Metrô espalhadas pela cidade de São Paulo.
Não é necessário nada além de encostar o seu cartão nas máquinas para que elas possam ler o saldo e validar a recarga feita. O processo é necessário para garantir que toda a comunicação foi feita com o sistema da SPTrans do jeito certo.
Se você ainda ficou na dúvida, veja o vídeo abaixo para entender melhor como usar o RecargaPay para fazer a recarga do seu cartão de transporte:
Quando cai o saldo após carregar Bilhete Único com cartão de débito?

O saldo fica disponível em seu cartão após o processamento da recarga. O processo pode levar alguns minutos, mas é necessário validar os créditos em uma máquina de recarga nos ônibus ou terminais espalhados pela cidade.
Vale lembrar, aliás, essa é uma das vantagens de quem busca saber como recarregar Bilhete Único pelo celular. Afinal, é possível inserir créditos no cartão usando o saldo da conta pelo site oficial da SPTrans. No entanto, por este método, o processo pode levar até 48 horas ser finalizado.
Caso o saldo não caia após carregar Bilhete Único com cartão de débito, você deve guardar o comprovante da transferência e entrar em contato com o aplicativo que intermediou a transação. Fale com o suporte e informe os dados da recarga para que o problema seja solucionado.
Como consultar o saldo do Bilhete Único?

Após recarregar Bilhete Único com cartão de débito, você precisará consultar o saldo para saber se está tudo certo. Ou seja, se o valor que entrou foi realmente o que você transferiu. Isso, claro, após aguardar os minutos necessários para processar o carregamento.
Para isso, existem duas opções:
- usar o aplicativo Ponto Certo
- consultar pelo site da SPTrans
Pelo aplicativo Ponto Certo
- Baixe e instale o app Ponto Certo
- Toque na opção “Consultar Saldo Bilhete Único”
- Escolha o cartão que quer consultar (e insira seus dados)
- Veja o saldo disponível
O vídeo abaixo pode mostrar o processo na prática:
Pelo site da SPTrans
- Entre no site oficial da empresa
- Insira os dados do cartão ou seu CPF
- Concorde com o Termo de Ciência e Adesão
- Resolva o captcha
- Toque em “Consultar”
Após verificar o saldo do seu cartão, você saberá se está ou não na hora de buscar por formas de recarregar Bilhete Único pelo celular. Se precisar de novos créditos, é só repetir o tutorial que ensinamos no início do texto.
Qual a validade do saldo recarregado com cartão de débito?
Os créditos que você colocar em seu cartão hoje têm validade de 1 ano, segundo a legislação vigente na cidade de São Paulo. Já valores inseridos antes de 22 de março de 2019, ainda são válidos por 5 anos. Ou seja, se você carregou seu cartão antes dessa data, ainda poderá utilizar os créditos até março de 2024.
Além disso, a validade do próprio Bilhete Único é de 5 anos. Ou seja, após a emissão do cartão, é necessário obter um novo depois de cinco anos.
No entanto, tenha em mente que essa mudança deve ser feita obrigatoriamente para todos os cartões anônimos, ou seja, aqueles que não contam com nome ou CPF do usuário. Essa é uma exigência das novas regras anti-fraude e pode tirar de circulação cerca de 2,6 milhões bilhetes.
Se você está na dúvida se precisa trocar o seu cartão, o vídeo abaixo pode ajudar:
Quais tipos de Bilhete Único pode carregar com cartão de débito?

Você pode carregar todos os tipos desse cartão com débito, exceto obviamente aqueles que não necessitam de recarga por parte dos usuários.
Ou seja, uma exceção é o cartão Mãe Paulistana (que é carregado pela Secretaria Municipal de Saúde), todos os outros modelos podem receber viagens pelo débito.
Outra exceção é o Bilhete Único Especial, destinado a Pessoas com Deficiência. Elas têm gratuidade no transporte público paulista e não precisam da recarga.
Os recarregáveis são:
- Bilhete Único Estudante: destinado a estudantes e professores, este cartão permite o uso dos trens do Metrô e da CPTM, além dos ônibus e micro-ônibus da cidade e do Expresso Tiradentes. Seu benefício é pagar 50% do valor da tarifa comum.
- Bilhete Único Obeso: é um cartão direcionado a passageiros com IMC (Índice de Massa Corporal) superior a 39,9. Ele não isenta o usuário do pagamento da tarifa, logo deve ser recarregado sempre que necessário. No entanto, permite que o portador possa sair do ônibus pela porta dianteira, sem precisar passar pela catraca.
- Bilhete Único Comum: corresponde à maioria dos 15 milhões de usuários do sistema. Todos os passageiros que não se encaixam nas outras classificações, recebem um cartão desse tipo.
Conclusão
Em minha opinião, carregar Bilhete Único com cartão de débito é uma maneira bastante fácil de colocar novos créditos no sistema e facilitar as viagens de ônibus e trem pela cidade de São Paulo. Afinal, o processamento é ágil e só é necessário validar o bilhete depois.
Considerando como o RecargaPay acumula muitas funções importantes, incluindo a opção de fazer uma recarga com cartão de crédito, nossa recomendação é que você baixe o app e o instale em seu celular. Ele é gratuito e pode ajudar durante o dia a dia.
No entanto, fica o aviso: após recarregar Bilhete Único pelo celular, você precisa validar os créditos antes de usá-los. Se tiver problema, contacte o suporte do app.